Dieta x Alimentação Saudável

Modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2018

Comer bem traz um monte de benefícios à saúde de uma maneira geral. Mas os conceitos de alimentação saudável e dieta alimentar, embora pareçam bem semelhantes, estão separadas por uma linha tênue. Entretanto, é possível encontrar o equilíbrio escolhendo um cardápio mais nutritivo. Tudo isso, com ajuda de um nutricionista e dependendo das necessidades que o seu organismo apresenta.

A definição de dieta alimentar

De acordo com nutricionistas, a dieta é voltada para regimes especiais, como diminuir o impacto de certas doenças: pressão alta, intolerância ao glúten ou à lactose e diabetes, por exemplo. Trata-se de uma mudança nos hábitos alimentares, que ensina o modo de comer bem de acordo com as necessidades do seu corpo. Por outro lado, sem acompanhamento de um profissional, dietas podem ser extremas e prejudicar bastante o seu corpo, levando a sérios problemas, como distúrbios alimentares.

Alimentação saudável, o que é de fato?

Agora, ter uma alimentação saudável não está totalmente ligada em seguir uma dieta, mas, sim, em encontrar o equilíbrio da sua maneira de comer. Aqui, não existe nenhuma restrição, porém, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos muito gordurosos ou açucarados que, com o tempo, acabam prejudicando a sua saúde. A dica é sempre preferir ingredientes naturais e frescos!

Além disso, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista e complementar a alimentação com a prática de atividades físicas. Assim, você terá uma rotina muito mais saudável e gostosa de viver.