Dia Mundial Sem Tabaco

Modificado pela última vez em 26 de agosto de 2021

Abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. Sabendo que o tabagismo causa dependência física, psicológica e que cada organismo reage à falta de nicotina de uma forma, traçar uma “fórmula mágica” para abandonar o vício é impossível. No entanto, há algumas estratégias que podem ser utilizadas:

PARADA ABRUPTA

É quando se para de fumar de uma hora para outra, cessando totalmente o uso de cigarro. Em outras palavras, se consumir um maço por dia, a parada abrupta é fumar o maço usual hoje e nenhum cigarro amanhã.

PARADA GRADUAL POR REDUÇÃO

É quando se reduz gradualmente o número de cigarros diários até parar em definitivo. Por exemplo, um indivíduo que costuma fumar 20 cigarros por dia, se programa para deixar de fumar em 4 dias, diminuindo 5 cigarros por dia. No primeiro dia da programação reduzirá para 15, depois 10, 5 e zero.

PARADA GRADUAL POR ADIAMENTO

É quando se adia o horário do primeiro cigarro do dia até parar. Por exemplo, uma pessoa que está acostumada a acender o primeiro cigarro do dia às 8h, se programa para deixar de fumar em oito dias, adiando em 2 horas o primeiro cigarro do dia. No primeiro dia da programação, o primeiro cigarro será aceso às 8h. Às 10h no segundo dia, às 12h no terceiro, e assim por diante. Até que, no oitavo dia, o paciente acordará e não acenderá o cigarro.

É importante ressaltar que parar de fumar não é uma questão de falta de vontade ou de disciplina, o tabaco é um vício como qualquer outro e deve ser tratado com atenção. Se você tem encontrado dificuldades em parar, é fundamental buscar ajuda especializada!

TAGS: