Vai se aventurar por um novo esporte? Faça antes um check-up cardiológico

Modificado pela última vez em 26 de agosto de 2021

Atualmente as corridas de rua, enquanto atividade física, são uma modalidade amplamente utilizada pela população em todo o país como forma de prevenção de doenças e busca por uma melhor qualidade de vida. Entretanto, a prática excessiva e sem orientação pode causar problemas de saúde.

A boa notícia é que a avaliação cardiológica reduz os riscos de eventos cardiovasculares graves, como infarto, arritmias e, em casos extremos, morte súbita.

Antes de iniciar a atividade é preciso fazer uma avaliação que chamamos de Teste de Aptidão Física: consulta cardiológica, que inclui eletrocardiograma de repouso, para detectar fatores de risco para doença cardiovascular (hipertensão arterial, diabetes, gorduras sanguíneas elevadas, tabagismo, histórico familiar de morte súbita), teste de esforço, e ecodopplercardiograma.

A busca por este diagnóstico preventivo é muito importante, pois pode detectar condições de risco cardiovascular, tais como síndromes de pré-excitação (curto-circuito elétrico no coração), cardiopatias congênitas, canalopatias, miocardiopatias e coronariopatias. Por isso a avaliação com o cardiologista é imprescindível.

O profissional avaliará as condições prévias de saúde geral e cardiovascular, bem como traçará um programa de avaliações cardiopulmonares do seu desempenho, a depender da modalidade escolhida.

TAGS: