AVC x Colesterol alto

Modificado pela última vez em 16 de abril de 2021

O AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, acontece devido à alterações que ocorrem no fluxo de sangue do cérebro, levando à morte de células da região atingida. O AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, AVC isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, chamado de AVC hemorrágico.

O AVC isquêmico ou infarto cerebral é responsável por 80% dos casos. Esse entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (lesão de placas de aterosclerose numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e, pela rede sanguínea, chega aos vasos cerebrais).

Alguns fatores que levam à formação desta placa aterosclerótica são o colesterol alto (dislipidemia), além do tabagismo e da hipertensão arterial descontrolada.

O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares – cerca de 70% do colesterol no sangue é formado por contribuição genética e 30% de uma alimentação desequilibrada.

Todos demos dosar o colesterol e suas frações e, se elevado, o médico deve definir o risco cardiovascular individual e planejar um tratamento adequado.

O tratamento é sempre preventivo e para a vida toda, objetivando a redução do risco cardiovascular.

Manter um estilo de vida saudável – praticar exercícios regularmente, evitar comer alimentos com gordura saturada e hidrogenada, não fumar, não abusar do álcool – são medidas simples e importantes a serem seguidas.

Qual foi a última vez que você passou por um check-up?

CUIDE-SE, sua saúde agradece!

TAGS: