Dia Mundial do Sono
O sono é um estado de repouso fundamental para o ser humano, que tem impacto na saúde, bem-estar, equilíbrio emocional e qualidade de vida de todos nós. É indispensável para o desenvolvimento do cérebro, da memória e de outras funções do organismo – capacidade de aprender, memorizar, criar, tomar decisões e fazer escolhas lógicas.
Neste contexto de pandemia, temos observado um aumento significativo de queixas relacionadas ao sono. As preocupações profissionais e financeiras, a incerteza quanto ao futuro e a gestão das relações familiares durante o isolamento social, são fatores geradores de estresse e ansiedade, na maioria das vezes associados à insônia.
Como consequência, o número de pacientes que chegam ao consultório com o pedido “Dr., pode me receitar um remedinho para dormir? É só por alguns dias, não quero ficar viciado”, tem aumentado.
Antes de tudo é necessário entender que o sono de má qualidade pode ter como causa diversos fatores, alguns psicológicos (como depressão ou ansiedade) ou fisiológicos, como a apneia do sono ou o terror noturno, e que todos precisam de uma investigação mais aprofundada e um tratamento eficaz.
O sono é uma parte sagrada de sua rotina e deve ser tratado com atenção. Se você não tem dormido bem ou tem acordado constantemente com a sensação de cansaço é hora de buscar ajuda especializada!