Infarto

Modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2021

Infarto Agudo do Miocárdio significa, basicamente, uma injúria e/ou morte das células do músculo cardíaco causadas por uma obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo naquele local.

Em geral, é causado pela formação de coágulo sobre uma placa de gordura localizada no vaso sanguíneo arterial após haver um dano nesta.

Essas placas podem se danificar por diversos motivos somados como hipertensão, tabagismo, estresse, baixa temperatura climática, etc.

Os principais sintomas são: mal estar geral, dor no peito de forte intensidade do tipo em peso/pressão, podendo ter irradiação para o pescoço/maxilar, ombro e braço esquerdo, associados a náuseas, vômitos, sudorese, entre outros.

O sucesso do tratamento depende principalmente da brevidade do diagnóstico e início do tratamento apropriado o mais rápido possível levando à desobstrução da artéria coronária culpada, quer através de medicamentos e em alguns casos também por cateterismo seguido de angioplastia.

Cabe ressaltar que a prevenção continua sendo o combate adequado dos fatores de risco para o seu desenvolvimento. São medidas preventivas: a prática de atividade física regular, uma alimentação saudável, o controle adequado da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do açúcar (glicemia) sanguíneos, não fumar e minimizar o estresse.

Quando foi seu último check-up cardiológico?

Cuide do seu ❤️ e aproveite a vida!!!

TAGS: