Dia Mundial de Combate à AIDS

Modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2021

O dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate à AIDS. Na data, é feita a conscientização sobre o vírus HIV e a AIDS, não só em relação ao entendimento do que é a doença e a importância da prevenção, como também para quebrar alguns tabus que foram construídos ao longo dos anos.

Pensando nisso, criamos uma lista com alguns mitos e verdades sobre o vírus HIV e a AIDS, esclarecendo algumas dúvidas que vocês possam ter por falta de informação.

Estar contaminado com o HIV é uma sentença de morte?

Antigamente muitas pessoas perderam a batalha contra a doença, inclusive pessoas famosas, como Cazuza e Freddie Mercury. Então, quando a pessoa era diagnosticada com o vírus HIV, era praticamente o mesmo que receber a sua sentença de morte.

No entanto, hoje em dia nada disso acontece, pois com o tratamento adequado já descoberto, uma pessoa que contraiu o vírus pode viver normalmente desde que se cuide seguindo todos os passos aconselhados pelos médicos, mesmo que ainda não tenha uma cura.

Já que existe tratamento, não é tão ruim assim?

Mesmo que hoje o tratamento da AIDS e do HIV seja acessível, pelo menos aqui no Brasil, e que seja possível viver normalmente dessa forma, não significa que o vírus não poderá trazer complicações de saúde, ou ainda oferecer risco de morte. Também cabe enfatizar que apesar do tratamento, medidas de prevenção são fundamentais, pois quando instalada a AIDS gera complicações como susceptibilidade a outras infecções e o tratamento ainda apresenta efeitos colaterais.

Pessoas com HIV podem ter filhos de maneira segura?

Outra dúvida que surge quando se fala em HIV é se há a possibilidade de ter filhos com segurança, sem que eles sejam infectados. Felizmente, com a medicina, isso já é possível, basta seguir o tratamento com os medicamentos da forma recomendada. Com isso, os riscos de infecção são menores que 1%.

Beijo pode passar o vírus HIV?

Desde que o vírus HIV se tornou pauta, muitas pessoas ainda nutrem dúvida em relação à forma na qual ele é transmitido. Felizmente, o simples toque ou um beijo não transmitem o vírus!

Em caso de suspeita de contaminação, é preciso buscar ajuda médica para a realização do exame o quanto antes!

TAGS: