Dia Mundial do Coração

Modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2021

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por esse motivo, o dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data criada para alertar a todos sobre a importância de manter hábitos saudáveis e de fazer consultas regulares ao Cardiologista.

Os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Assim, seguir simples orientações na mudança do estilo de vida, como o consumo de uma alimentação mais saudável e prática regular de exercício físico, podem prevenir doenças cardiovasculares e salvar vidas.

Apesar desses problemas serem mais comuns a partir dos 45 anos, a prevenção deve começar cedo, dado que qualquer doença que seja descoberta precocemente tem mais chances de ser tratada e controlada. Com as doenças cardiovasculares não é diferente, o diagnóstico precoce possibilita melhores tratamentos e controles mais rígidos.

Como você tem cuidado da saúde do seu coração?