Pressão alta

Modificado pela última vez em 27 de agosto de 2020

A maioria de nós, médicos, já se separou no pronto socorro com pacientes que acordam no meio da madrugada, percebem que a pressão “alta” e decidem buscar atendimento médico. Entretanto, na maioria das vezes, isso não é necessário.

1. Estar com a pressão alta não significa ser hipertenso – você pode não ter a doença e mesmo assim estar com a pressão alta em algumas circunstâncias como em casos de dor, estresse, ansiedade, privação de sono ou após consumir bebidas estimulantes. Em circunstâncias assim, deve-se controlar a causa da elevação da pressão, e muito provavelmente não há a necessidade de ir à emergência;

2. Pressão elevada, mesmo que de maneira persistente, na maioria das vezes não é uma urgência ou emergência. O ideal é que você agende uma consulta de rotina e passe por um check-up cardiológico que irão detectar possíveis problemas e estabelecer o melhor tratamento;

3. Você não precisa ter sua pressão reduzida de forma súbita (nem deve – isso pode fazer mal). Então, não se medique nem espere que o médico normalize completamente sua pressão na emergência.

ENTÃO, QUANDO IR À EMERGÊNCIA?

Quando tiver algum SINTOMA de COMPLICAÇÕES da elevação grave da pressão arterial – confusão mental, dor de cabeça forte e que não melhora com analgésicos comuns, redução do volume urinário, perda de força ou dor no peito.