Gordura no fígado

Modificado pela última vez em 1 de julho de 2020

Chamamos de esteatose hepática o acúmulo de gordura nas células do fígado. A esteatose pode ser dividida em dois tipos: a doença gordurosa alcoólica (que ocorre quando há abuso de bebida alcoólica) ou doença gordurosa não alcoólica do fígado (quando não existe histórico de ingestão de álcool significativa). A esteatose é bastante comum e é causada por fatores de risco como: sobrepeso e obesidade, colesterol ou triglicérides elevados, diabetes e consumo elevado de álcool.

O diagnóstico da doença é feito por ultrassonografia abdominal, exames de rotina e a esteatose pode causar, ainda, o aumento do órgão (que é detectado no exame físico realizado pelo médico) e dores abdominais.

A esteatose pode provocar a inflamação do órgão, cirrose hepática e, em casos mais severos, pode evoluir para câncer hepático ou morte do fígado, sendo necessário fazer um transplante do órgão.É de fundamental importância que o paciente faça o acompanhamento regular com uma equipe especializada, de como que novos hábitos de vida sejam adotados e a doença não se agrave.