Check-up cardiológico

Modificado pela última vez em 19 de maio de 2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida. O check-up cardiológico auxilia no controle desses fatores e vai além, identificando precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.

O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, anamnese, exame físico e de alguns exames complementares. Durante o exame clínico, o Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também presença de sinais físicos, que sugiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação. Dessa forma, a realização de alguns exames faz parte do check-up cardiológico, complementando o diagnóstico clínico.Como em muitos outros casos, as doenças cardíacas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Por isso, a realização de alguns exames é fundamental.

Assim, costumam fazer parte do check-up cardiológico os seguintes exames:

Exames laboratoriais: dosagem de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia são os mais relacionados, mas outros também podem ser solicitados de acordo com os dados clínicos verificados;

Eletrocardiograma: avalia o ritmo do coração, distúrbios na condução elétrica, sobrecargas das câmaras do coração e alterações da repolarização, como a isquemia miocárdica, etc. ;

Teste Ergométrico (teste de esforço): avalia o funcionamento cardiovascular do paciente quando submetido ao esforço físico. Pode evidenciar alterações que motivem a continuação da investigação complementar e mesmo detectar isquemia miocárdica assintomática. Também é muito importante para a programação da atividade física a ser instituída.

Quando foi a última vez que você cuidou da saúde do seu coração?