Diminuição do apetite na terceira idade

Modificado pela última vez em 22 de novembro de 2019

Ter uma dieta equilibrada é fundamental em todas as etapas da vida – é dos alimentos que nosso organismo obtém a energia necessária para seu funcionamento pleno. Porém, com o decorrer dos anos, nosso corpo passa por mudanças significativas que influenciam diretamente a qualidade da alimentação: com o envelhecimento, diversos fatores podem limitar e até mesmo dificultar a oferta adequada de nutrientes. Neste âmbito, a falta de apetite na terceira idade é uma questão que merece atenção.

MUDANÇAS FISIOLÓGICAS X ALIMENTAÇÃO

Muitas vezes, a perda de apetite é decorrente de alterações próprias do envelhecimento: a redução do olfato, paladar e até mesmo tato podem diminuir o interesse pelo alimento. É natural que o idoso enfrente problemas na dentição, tornando a deglutição mais dificultosa. Com o passar dos anos, o sistema digestivo também fica mais sensível e, alimentos que antes eram ingeridos com frequência, passam a causar certo desconforto durante a digestão. Todos esses fatores podem levar a uma restrição alimentar cada vez mais acentuada e colocar em risco a saúde destes pacientes.

BUSCANDO ALTERNATIVAS

Assim que os primeiros sinais de dificuldades na alimentação são percebidos pelos familiares é imprescindível que um Nutricionista seja consultado afim de investigar a causa do distúrbio. Deste modo, evitamos que alterações deliberadas na dieta do paciente não prejudiquem sua saúde como um todo.