Dia Mundial de Combate ao Estresse

Modificado pela última vez em 25 de setembro de 2019

Você sabia que hoje é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse?

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. A rotina puxada, responsabilidades do trabalho, cobranças na família, trânsito, atividades domésticas e outros agentes são fatores que somados causam o que é popularmente conhecido como estresse. Cientificamente, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. Mas, o estresse, em um período prolongado, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de várias alterações físicas, mentais e comportamentais: dificuldades de concentração, mudanças no apetite, ganho de peso, falta de memória, insônia, sintomas gastrointestinais (dores no estômago, diarreias frequentes), diminuição do desejo sexual, irritabilidade extrema, fadiga e diversos outros sintomas.

A prevenção do estresse não é fácil, afinal, não conseguimos controlar todos os gatilhos que nos cercam. No entanto, atitudes simples podem nos ajudar a ter uma vida mais equilibrada:

Ter uma alimentação variada e saudável: durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto, para repor essa perda é recomendado que se tenha hábitos alimentares saudáveis e que o consumo de alimentos industrializados e pouco nutritivos seja diminuído;

Prática de atividade física: o movimento proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas, como a endorfina;

Terapias: se você é do tipo de pessoa que acaba sendo “consumido” pelos problemas diários, o acompanhamento psicoterapêutico pode ser a saída para que você consiga lidar com as adversidades de forma saudável. Além disso, terapias como a meditação, Ioga e outras podem ser de grande ajuda.