Dormir engorda: mito ou verdade?

Modificado pela última vez em 25 de setembro de 2019

Você já deve ter ouvido falar naquela história de que dormir pode te fazer engordar – ainda mais se o cochilo for tirado logo depois das refeições. E, afinal, seria isso um mito ou uma verdade?

Uma das maiores preocupações sobre o sono – principalmente para quem está tentando perder peso – é a ideia de que engordamos com mais facilidade enquanto dormimos, já que o metabolismo diminui. No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito!

Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade. Isso não significa que dormir demais simplesmente fará você emagrecer, mas esse momento de descanso ajuda, sim, quem está querendo de livrar de uns quilos a mais. O efeito é contrário justamente quando dormimos pouco, pois a privação do sono faz com que haja o aumento de produção da grelina e outros hormônios, que aumentam a ansiedade e a “vontade de comer” .

No entanto, é necessário ressaltar que, apesar do sono ser fundamental para a manutenção da saúde de forma geral, todo excesso provoca descompensações e que o movimento e a atividade física devem ser hábitos constantes em nossas vidas.