Quanto açúcar você tem consumido diariamente?

Modificado pela última vez em 5 de junho de 2019

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão de açúcares deve ser de, no máximo, 25 gramas por dia ou, aproximadamente, 6 colheres de chá. E muitos devem estar pensando: “mas eu não como doces, nem tomo refrigerantes e só utilizo o açúcar para adoçar o cafezinho!”.

Pois bem, engana-se quem pensa que o açúcar que consumimos está apenas nas colherinhas que adicionamos para adoçar alguma bebida ou nos doces! O açúcar, além de estar naturalmente presente nas frutas, alguns vegetais e nos carboidratos (inclusive nos alimentos integrais), também está “oculto” em alimentos industrializados.

Sopas, iogurtes, barrinhas de cereal, ketchup, molho barbecue, molho de tomate, sucos industrializados, biscoitos “saudáveis” (que de saudáveis só levam o nome), chicletes, etc. , são alguns dos alimentos que contêm açucares sintetizados, como a dextrose, e que causam os mesmos malefícios.

Trouxemos algumas dicas para ajudar você a diminuir o consumo de açúcar:

Sempre que precisar adoçar algo dê preferência a açúcares menos processados: como o demerada e, atenção: os adoçantes naturais como stevia e xilitol, também causam mal quando utilizados de forma exagerada;

Troque a sobremesa açucarada por frutas e compotas sem açúcar;

Use as frutas secas para adoçar as receitas do dia a dia, como os bolos;

Deixe os doces e guloseimas para ocasiões especiais;

A água saborizada é uma ótima opção para substituir as bebidas doces;

Caso queira tomar um suco, escolha frutas mais doces, que não necessitam de açúcar extra;

Tenha cuidado com o cafezinho: três xícaras por dia podem equivaler a quase 5 kgs de açúcar ingerido ao final de um mês.

Dra. Isabella Caldas (CRN/GO: 14935) – Nutricionista especializada no tratamento de pacientes acometidos por doenças cardiovasculares.