Spirulina e Chlorella: conheça os benefícios destes superalimentos

Modificado pela última vez em 21 de maio de 2019

Elas são parecidas, normalmente vêm em pó ou cápsulas e uma pequena porção tem inúmeros benefícios. Saiba mais sobre a Spirulina e a Chlorella, também conhecidas como superalimentos.

CHLORELLA

A Chlorella é uma alga e é o alimento mais rico em clorofila do mundo, assim, auxilia no processo de desintoxicação dos tecidos, possui uma concentração altíssima de PPAR (receptores ativados por proliferador de peroxissoma) alfa, beta e gama, que são conhecidos por regular o nosso metabolismo, fortalecer nosso sistema imunológico e promover, de forma geral, a boa saúde.

A Chlorella também é rica em sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio e fósforo), cerca de 60% da sua composição é proteica e também vem carregada de triptofano, o aminoácido responsável pela produção da serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar.

SPIRULINA

A Spirulina, por sua vez, é uma cianobactéria cheia de fibras, proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B6 e K), minerais (como ferro, cálcio e magnésio), ácidos graxos e antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular. Além de possuir baixo valor calórico, a Spirulina é o alimento natural que possui a maior quantidade de proteína por grama (70% do seu peso), ou seja, as carnes (15-25%), soja (35%) e ovos (12%) perdem para ela. Além disso, possui mais betacaroteno do que a cenoura e apresenta um aminoácido chamado de fenilalanina, que participa dos processos que regulam a ingestão de alimentos e sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. Por ser uma fonte de gordura “boa”, a Spirulina auxilia no bom funcionamento do cérebro e do coração.

ATENÇÃO

Apesar de seus numerosos benefícios, a Spirulina e a Chlorella possuem contraindicações, portanto, devem ser indicados por profissionais capacitados. Além disso, é fundamental que seu uso seja aliado à mudanças nos padrões alimentares e à prática de exercícios físicos.