Açúcar: qual é a opção menos prejudicial?

Modificado pela última vez em 29 de abril de 2019

Açúcar cristal, refinado, de confeiteiro, demerara, mascavo, de coco, adoçantes sintéticos como os de sucralose, xilitol, stevia… A lista de produtos que “adoçam” os alimentos é enorme e gera dúvidas em muitos pacientes e o ideal é reprogramar o paladar para que ele se livre do vício do açúcar.

Consumir sucos e vitaminas apenas com o sabor adocicado das frutas, utilizar a canela na preparação do café (pode parecer estranho, mas utilizar canela em pau ao ferver a água para o café, além de conferir à bebida um aroma delicioso, é uma opção para não deixá-la tão amarga), utilizar frutas, especialmente as secas, ao preparar bolos, são algumas dicas de como diminuir gradativamente o açúcar das refeições.

O MENOS PREJUDICIAL

Como o açúcar age na mesma região do cérebro que algumas substâncias psicoativas, entendemos que essa reeducação não é uma tarefa fácil e que, às vezes, é necessário escolher a opção menos prejudicial à saúde.

Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados para uma alimentação saudável. Os mais processados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais, pois passam por diversas reações químicas em sua elaboração. Deste modo, quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui e mais perto do estado bruto ele está. Contudo, reiteramos que, mesmo os tipos de açúcar com menor processamento, devem ser utilizados com moderação.Já para os pacientes diabéticos, a opção menos prejudicial são os adoçantes de stevia ou o xilitol.