Angina

Modificado pela última vez em 23 de abril de 2019

AFINAL, O QUE É A ANGINA?

A Angina é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração e tem como sintomas grande desconforto e pressão no peito, com a dor mais intensa durante atividades que demandam esforço.

SINTOMAS

Dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e diminui durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo) e pode ser agravada pelo estresse emocional e exposição a baixas temperaturas.

TRATAMENTO

Em geral, a angina é tratada com medicação específica. Existem situações, entretanto, que exigem procedimentos cirúrgicos como a implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia, isto é, a introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por placas de gordura a fim de expandi-las e desbloqueá-las.

FATORES DE RISCO

Certos cuidados são de importância fundamental para a prevenção e controle da doença. Portanto, fique atento a hábitos que podem desencadear crises e outros problemas maiores:Tabagismo;Sobrepeso e obesidade;Sedentarismo;Dieta desequilibrada e hipercalórica;Estresse elevado;Hipertensão;Ingestão exagerada de álcool;Colesterol e triglicérides alto.