Ingestão diária de nozes e amendoim reduz em 21% as doenças cardiovasculares

Modificado pela última vez em 3 de abril de 2019

Seguir uma dieta equilibrada é importante para manter a saúde do coração. E se ela englobar o consumo de nozes diversas e amendoim, pode se tornar ainda mais benéfica. Ao analisar dados de mais de 200 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, observaram que comer esses alimentos regularmente reduz as chances de surgimento de doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC) em até 21%. Os investigadores destacam que estudos haviam demonstrado que o consumo frequente de nozes específicas, como as castanhas, está associado à redução de fatores de risco cardiovascular, incluindo a elevação de colesterol no sangue, o diabetes tipo 2 e a síndrome metabólica. Mas a ingestão variada desses frutos e a combinação deles com o amendoim ainda não haviam sido avaliadas.

O estudo avaliou dados de 210 mil pessoas e, o período estudado, os pesquisadores documentaram 14.300 casos de doenças cardiovasculares, incluindo 8.390 casos de doença arterial coronariana e 5.910 de AVC.

De uma forma geral, comer cinco porções semanais de nozes, amendoins e outros tipos de sementes foi vinculado a um risco 14% menor de surgimento de doenças cardiovasculares e 20% menor de se apresentar complicações fatais atribuídas ao endurecimento das artérias. Considerando apenas o consumo de nozes, observou-se que indivíduos que têm o hábito de comê-las ao menos uma vez por semana têm o risco 19% menor de sofrerem complicações cardíacas e 21% menor de ter doença arterial coronariana, quando comparados aos participantes que não comiam esse alimento. Já os participantes que comiam amendoim duas ou mais vezes por semana apresentaram o risco 13% menor de ter doenças cardiovasculares em geral e 15% menor, de doença arterial coronariana.

As nozes, castanhas e, especialmente, o amendoim são ricas em gorduras saudáveis (ácidos graxos insaturados), fibras, minerais, vitaminas e vários outros contatos bioativos, como antioxidantes, o que pode explica seus efeitos benéficos para a saúde cardiovascular, principalmente se consumidas em conjunto. Ou seja, seu consumo moderado acompanhado de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas são forte aliados da saúde do coração.

Fonte: (Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN)