Campanha “fique fora dessa”

Modificado pela última vez em 20 de março de 2019

Todos os dias, uma quantidade enorme de informações falsas, sem embasamento científico, que prometem ajudar na cura do câncer, chega por meio das redes sociais, de amigos e até mesmo de alguns profissionais. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a publicação “Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa!”, esclarecendo as principais fake news sobre o assunto.

CARBOIDRATOS ELIMINAM O TUMOR?

A principal função dos carboidratos é fornecer energia para as células e todas as células do nosso organismo necessitam disso. Mas quando você deixa de consumir esse importante combustível, o organismo encontra outros meios de gerar glicose, por exemplo, usando proteínas dos músculos. Como consequência, você perde massa muscular, o que é prejudicial à saúde e ao tratamento.

CORTAR CARBOIDRATOS ELIMINA O TUMOR E A QUIMIOTERAPIA PASSA A SER MAIS EFICAZ?

Até o momento, não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos. Também não é verdade que se você comer carboidratos durante o tratamento a quimioterapia não vai funcionar direito.

PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL DEVEM SER CORTADAS DA DIETA, POIS ALIMENTAM O TUMOR?

A proteína é o principal componente estrutural das células, desempenhando importantes funções no nosso organismo, como transporte de substâncias no sangue, síntese de hormônios e construção dos músculos.

É importante lembrar que o tratamento do câncer muitas vezes pode levar à perda muscular, principalmente quando ocorrem efeitos colaterais e emagrecimento. Por isso, ingerir proteínas em quantidades adequadas, além de garantir a manutenção de diversas atividades do seu organismo, mantém seus músculos saudáveis.

COGUMELO DO SOL, NONI, GRAVIOLA, CHÁ DE GRAVIOLA E OUTROS ALIMENTOS CURAM O CÂNCER?

Não existem alimentos que, milagrosamente, curam o câncer. Uma alimentação equilibrada é o que auxilia na prevenção e no tratamento da doença.