Cateterismo cardíaco

Modificado pela última vez em 12 de março de 2019

Você já ouviu falar em cateterismo? Esse procedimento causa muitas dúvidas nos pacientes, especialmente quando algum familiar ou conhecido é submetido a esse tipo de exame (ao contrário do que muitos pensam, o Cateterismo é um exame!) relacionado ao coração.

O cateterismo cardíaco é um procedimento que tem por objetivo detectar a existência e a gravidade de obstruções nas artérias do coração, checar as alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e para alertar sobre o funcionamento do exame e a prevenção das doenças cardíacas.Em mais de 80% das vezes, ele é indicado para o diagnóstico da doença arterial coronária (angina e o infarto), entretanto, indica-se o cateterismo também para o diagnóstico das doenças das válvulas (como estenoses e insuficiências mitral e aórtica), músculo cardíaco (miocardiopatias) e doenças congênitas (defeitos no desenvolvimento do coração).

COMO É FEITO O EXAME?

O exame é feito em ambiente hospitalar, geralmente, com anestesia local e podendo ser usada também uma sedação leve. Em seguida, o Cardiologista insere um catéter (tubo fino) no vaso sanguíneo pela virilha, punho ou antebraço, até chegar ao coração. Não há cortes, o cateter é inserido através de uma punção. Para visualização das artérias coronárias e das câmaras cardíacas são feitas injeções de contraste iodado. O especialista acompanha o exame por meio de imagens obtidas por emissão raio-X e digitalizadas. Realizado o cateterismo, o paciente permanece em observação no hospital de 2 a 6 horas. Deverá evitar esforços nos próximos dois dias, principalmente com o membro por onde foi realizado o exame, e recomenda-se a ingestão de líquidos para ajudar a eliminação do contraste pelo organismo e alimentar-se normalmente.

Com os resultados do exame, o Cardiologista tem melhores condições de avaliar o quadro do paciente e optar pelo procedimento mais adequado a cada caso.