Dia Mundial do Câncer

Modificado pela última vez em 4 de fevereiro de 2019

O dia 04 de fevereiro é instituído como o Dia Mundial do Câncer e aproveitamos a data para falar da relação entre alimentação e o surgimento da doença.

NÃO EXISTE UMA DIETA QUE NOS PROTEJA TOTALMENTE DA DOENÇA

Muito tem sido falado sobre dietas que supostamente “previnem o surgimento de tumores”, no entanto, é importante esclarecer que o câncer é uma doença multifatorial e um aspecto isolado, como a dieta, não pode prevenir de forma efetiva o seu aparecimento. Existem incontáveis tipos de câncer associados a fatores genéticos, e até mesmo ambientais, que se desenvolvem mesmo em pacientes que mantêm uma alimentação saudável.

A REAL INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Apesar disso, a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida (o tabagismo é a primeira causa que pode ser prevenida) e são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.Uma ingestão rica em alimentos in natura, pobre em alimentos ultraprocessados e açúcares pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.Caso a população adotasse uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e a prática CONSTANTE de ATIVIDADE FÍSICA, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos.