Óleo vegetal ou banha de porco?

Modificado pela última vez em 29 de janeiro de 2019

Escolher o óleo certo para cozinhar não é uma tarefa muito fácil. Existem dezenas de opções disponíveis e é complicado saber qual delas é a “mais saudável”. Atualmente, apesar de termos mais informações, elas muitas vezes se confundem, porque há muito debate sobre os benefícios e os danos que podem vir do consumo de diferentes tipos de gordura.É importante saber que as gorduras animais são obtidas a partir da carne de animais ou separadas da gordura do leite, e os óleos vegetais são extraídos de sementes como soja, milho, algodão, girassol, castanhas, amendoim, etc.Pode parecer óbvio que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com banha ou manteiga. Mas será que é verdade?

Quando estamos cozinhando em uma alta temperatura (em torno de 180°C), as estruturas moleculares de gorduras e óleos mudam, acontece o que chamamos de oxidação, e substâncias tóxicas são produzidas ali. As gorduras de origem animal, como a banha de porco e a manteiga, e o azeite de oliva raramente passam pelo processo de oxidação.

Com a crença de que a gordura animal provocava o entupimento das artérias iniciou-se uma fobia generalizada pelas gorduras e passamos a evitar alimentos como a banha de porco, a manteiga e introduzimos a margarina e os óleos refinados de canola, soja, girassol, milho e outros. No entanto, estudos comprovam que tal troca provocou o aumento de doenças cardiovasculares, obesidade e sobrepeso.

A banha animal e o azeite de oliva são ricos em gorduras monoinstauradas e, por isso, são as melhores opções para cozinhar, mas lá de que todo óleo ou gordura em excesso é prejudicial ao organismo.