Pré- diabetes

Modificado pela última vez em 29 de janeiro de 2019

O dia 14 de novembro é instituído como o Dia Mundial do Diabetes. A data tem como objetivo a conscientização do crescente aumento do número de diabéticos em todo o mundo e dos prejuízos causados pela doença.O que é pré-diabetes?O pré-diabetes é a situação clínica que precede o diagnóstico do Diabetes tipo 2 (leia nosso post sobre o tema). Neste momento, o corpo começa a dar sinais, principalmente por meio dos exames de sangue, que os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também. O pré-diabetes é muito conhecido pelo estado de resistência à insulina, quando o pâncreas passa a produzir insulina em excesso na tentativa de controlar os níveis de açúcar.

Causas

O pré-diabetes é uma doença multifatorial e, portanto, várias causas estão envolvidas em conjunto. O ganho de peso, a tendência familiar e genética, o sedentarismo e a alimentação baseada em alimentos hipercalóricos (carboidratos refinados, excesso de açúcar, etc.) estão todos envolvidos como possíveis causas deste quadro.

Fatores de risco

O principal fator de risco é o ganho de peso. Com o aumento do peso, o pâncreas passa a produzir mais insulina na tentativa de controlar os níveis de açúcar. No entanto, o organismo não interpreta este aumento na produção de insulina de forma benéfica, e o estado de resistência insulínica surge, fazendo com que, apesar de muita insulina estar disponível, ela acabe funcionando pouco.

Tratamento

Na maior parte dos casos o tratamento do pré-diabetes envolve modificação de hábitos de vida: dieta com redução de calorias, gorduras saturadas, carboidratos (principalmente os simples), açúcar, além do estímulo à atividade física.Na maioria dos casos em que o paciente também apresenta sobrepeso ou obesidade, a perda de peso já leva a uma melhora metabólica importante.