Novembro Azul

Modificado pela última vez em 12 de novembro de 2018

O mês mudou e a cor também, dessa vez a conscientização é contra o Câncer de Próstata, assim como nos casos das mamas, o diagnóstico precoce pode salvar vidas e preservar o futuro. Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Dados apontam mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência deste tipo de câncer.

PREVENÇÃO

Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças nos hábitos de vida que, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive deste tipo de câncer.

DIAGNÓSTICO

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Nos estágios iniciais da doença não existem sintomas, eles só costumam aparecer no estágio mais avançado, assim, é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45 se houver casos de câncer de próstata na família).O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o Antígeno Prostático Específico (PSA), um exame laboratorial, e pelo ainda “temido” exame de toque.

Caso alterações sejam detectadas, o médico pode solicitar outros exames além do PSA, como ultrassom transretal e biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise.