10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

Modificado pela última vez em 16 de outubro de 2018

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é definida como “Um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades para se recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”.

A grande maioria das pessoas, quando ouve falar em “saúde mental”, logo pensa em “doenças mentais”, mas a saúde mental vai muito além da ausência de patologias.Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limitações e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam, diariamente, uma série de emoções, como alegria, raiva, tristeza e frustrações, e são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldades em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições nos diferentes ciclos da vida.

A saúde mental de uma pessoa também está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ideias, ambições e relacionamentos.Se você percebe que, por algum motivo, sua saúde mental está comprometida, procure ajuda especializada!

A Mais Cardiologia conta com Psiquiatra em seu corpo clínico.