Obesidade e sobrepeso

Modificado pela última vez em 27 de agosto de 2018

Quando o assunto é excesso de peso, é comum as pessoas confundirem a obesidade com o sobrepeso. Para a maioria, qualquer pessoa que está com peso acima do considerado normal para o seu tamanho e porte físico é considerado obeso mas, apesar de ambas definições indicarem o acúmulo de gordura corporal, há muitas diferenças entre elas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza uma metodologia padrão para medir o peso e as condições de acúmulo de gordura corporal de uma pessoa em relação à sua altura, o Índice de Massa Corporal (IMC), e classifica os resultados entre baixo peso, normal, sobrepeso e obesidade em seus diferentes graus.

Para saber se os quilinhos a mais já são considerados sobrepeso, é preciso fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e, se o resultado for entre 25 e 29,9, a pessoa está com sobrepeso. As principais causas do surgimento deste problema são as dietas pouco balanceadas e o sedentarismo, porém, alguns fatores genéticos, o estresse e até disfunções da glândula tireoide também podem contribuir.

Uma das principais diferenças entre obesidade e sobrepeso é o acúmulo de gordura corporal que, no obeso, é muito superior ao que seria considerável saudável. Diferentemente do sobrepeso, a obesidade é classificada em graus crescentes e para identificá-los também se usa o cálculo do IMC; quanto maior for o resultado (é considerado obesidade o IMC superior a 30), mais grave é o nível da obesidade.

A seguir, vamos apresentar um exemplo de cálculo do IMC de uma pessoa com 65 quilos e 1,65 de altura: IMC = peso (quilos) ÷ altura ÷ altura (metros)

Cálculo do IMC: 65 ÷ 1,65 ÷ 1,65 = 23,87.

Baixo peso = entre 17 e 18,49

Peso normal = entre 18,50 e 24,99

Sobrepeso = entre 25 e 29,99

Obesidade grau I = entre 30 e 34,99

Obesidade grau II = entre 35 e 39,99

Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40

As diferenças entre obesidade e sobrepeso estão diretamente relacionadas à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas. É preciso ficar sempre atento, pois a obesidade é uma doença que está interligada com outros problemas graves de saúde.

A obesidade é uma doença e necessita de extrema atenção e ajuda médica especializada!