Precisamos falar sobre suicídio

Modificado pela última vez em 2 de julho de 2018

Desde ontem, 1º de julho, as ligações para o Centro de Valorização à Vida (CVV) tornaram-se gratuitas e estão disponíveis em todo o território nacional.O CVV, órgão sem fins lucrativos, funciona desde 1962 e se dedica a escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como uma prevenção ao suicídio. No ano passado o órgão recebeu cerca de 2 milhões de ligações e, neste ano, já recebeu 2,5 milhões, o que mostra que a situação vem se agravando.

Os dados são estarrecedores; segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 pessoas tiram a própria vida diariamente no Brasil. O suicídio, em si, é uma ação impulsiva mas há um processo por trás do ato; isolamento, depressão, diminuição do contato com familiares e amigos, abuso de álcool e outras drogas podem ser interpretados como sinais e exigem atenção.Os idosos correspondem à faixa etária de maior risco para o suicídio, contudo o número de suicídios entre jovens e crianças tem crescido de maneira assombrosa.90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com ajuda e tratamento especializado.

Se você sente que precisa ou conhece alguém que necessita de ajuda não hesite em buscar o 188.

A Mais Cardiologia possui sem, seu quadro clínico, a psiquiatra Dra. Elissandra Maria Maia (CRM/GO: 16.774). Agende uma consulta!