Dia Mundial da Saúde Digestiva

Modificado pela última vez em 29 de maio de 2018

Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. O objetivo da data é sensibilizar a população para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento de doenças do aparelho digestivo, além da adoção de um estilo de vida mais saudável e com uma alimentação equilibrada.As doenças mais comuns do aparelho digestivo são: gastrite, refluxo, constipação intestinal, colelitíase (cálculos na vesícula) e obesidade.

Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia em média 40% da população mundial sofre de algum problema gástrico e, deste número, cerca de 90% não procuram tratamento médico especializado, e acabam recorrendo a automedicação, ou só procuram orientação médica quando a doença já está bastante avançada, necessitando, em alguns casos, de intervenção cirúrgica.

Existem medidas muito simples que podemos adotar para o bom funcionamento do aparelho digestivo:

Consuma alimentos de auto valor nutricional e pouco calóricos como frutas, verduras, cereais e carnes brancas;

Evitar o consumo em excesso de sal, gordura ou de alimentos processados e cheios de conservantes;

Mastigar bem os alimentos;

Fazer a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia;

Praticar atividade física regularmente (ao menos 30 minutos de caminhada todos os dias);

Evitar, o quanto puder, situações estressantes;

Evitar bebidas alcoólicas e fumo;

Não praticar a automedicação, mesmo quando são medicamentos fitoterápicos e aparentemente inofensivos (como os chás).

Quando tratamos de nossa saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho. Pequenas mudanças em nossos hábitos proporcionam mais qualidade de vida e longevidade com saúde e disposição.