Conheça as diferenças entre o colesterol bom e o colesterol ruim

Modificado pela última vez em 15 de maio de 2018

O que é colesterol?

O colesterol é uma substância composta principalmente de gordura e proteína. É necessário para a produção de hormônios e de vitamina D e auxilia na digestão. Mas, como muitas coisas na vida, pode ser ruim para você. Neste caso, o nível elevado do tipo errado de colesterol pode aumentar significativamente o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O colesterol, que é encontrado em alimentos que comemos e produzido pelo corpo, também, viaja através de sua corrente sanguínea em pequenos pacotes chamados lipoproteínas.

LDL – Colesterol ruim

As lipoproteínas de baixa densidade, conhecidas como LDL ou colesterol “ruim”, tendem a ficar nas paredes das artérias como placa, o que ao longo do tempo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Essa é uma condição conhecida como doença arterial coronariana – o que pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

HDL – Colesterol bom

As lipoproteínas de alta densidade, ou HDL, são consideradas “boas” ajuda a remover o colesterol LDL das artérias e realmente ajuda a prevenir o acúmulo de placa em suas artérias. Um nível saudável de colesterol HDL também pode proteger contra ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Triglicerídeos

Triglicerídeos são outro tipo de gordura, e eles são usados para armazenar o excesso de energia de sua dieta. Níveis elevados de triglicerídeos no sangue estão associados à aterosclerose. Os triglicerídeos elevados podem ser causados por sobrepeso e obesidade, inatividade física, tabagismo, consumo excessivo de álcool e uma dieta muito rica em carboidratos. As pessoas com triglicerídeos elevados têm frequentemente um nível elevado de colesterol total, incluindo um nível elevado de colesterol LDL (ruim) e um nível baixo de colesterol HDL (bom). Muitas pessoas com doença cardíaca ou diabetes também têm altos níveis de triglicérides.

Qual é o nível ideal de colesterol?

Seu nível de colesterol, avaliado através de um simples exame de sangue, fornece um resumo da quantidade relativa de colesterol bom e ruim em seu organismo. Um nível combinado de menos de 200, uma medida de miligramas de colesterol por decilitro de sangue, é considerado o ideal.

O National Institutes of Health NIH diz que um nível de LDL (colesterol ruim) de menos de 100 é ideal, enquanto um nível de HDL (colesterol bom) de mais de 60 é visto como ideal.

Por que o colesterol alto é perigoso?

O colesterol alto é considerado um assassino silencioso e pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como estreitamento das artérias (aterosclerose), ataque cardíaco, formação de trombos, acidente vascular cerebral e a liberação de êmbolos. Como não apresenta sintomas, o indivíduo pode sofrer um ataque cardíaco em virtude de um trombo que se inicia devido ao colesterol alto, isto ocorre porque o colesterol pode se acumular na parede da artéria, restringindo o fluxo de sangue para o coração, cérebro e o resto do seu corpo. Também aumenta a chance de um coágulo de sangue, podendo se desenvolver em algum lugar.

Seu risco de doença coronariana também aumenta conforme aumenta o nível de colesterol ruim no sangue e isso pode causar dor na parte da frente do peito ou braço (angina) durante estresse ou atividade físico.

Os principais fatores que podem causar um aumento nos níveis de LDL, ou colesterol ruim, incluem fumar cigarros, uma dieta ruim, diabetes e falta de exercício.

Como controlar seus níveis de colesterol

O tratamento do colesterol alto pode ser feito de forma caseira e natural, a maneira ideal para controlar o nível de colesterol é tomar o controle de sua dieta, evitando alimentos ricos em colesterol e gordura saturada e investir numa alimentação rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras, como peixe e frango. Exercitar regularmente e manter o seu peso ou emagrecer se necessário, também são fatores fundamentais na redução do colesterol ruim e elevar os níveis de colesterol bom.

Medicamentos para o colesterol alto

Se a dieta e os exercícios não forem suficientes para conseguir níveis ideais do colesterol, o seu médico pode prescrever um medicamento, conhecida como estatinas, para baixar o colesterol. Seu médico deve levar em conta o risco de efeitos colaterais das estatinas e a vantagem de reduzir seu colesterol.

Dependendo do seu organismo, algumas estatinas funcionam melhor do que outras. O principal efeito colateral das estatinas é a mialgia (dor muscular), porém pode causar outros distúrbios mais graves, como problemas hepáticos ou renais.