Gripe comum e H1N1: entenda as diferenças

Modificado pela última vez em 4 de abril de 2018

Nosso estado já teve 32 óbitos causados pelo vírus H1N1 e é de extrema importância que todos fiquem atentos aos sintomas.

Diferente da gripe comum, que pode ser causada por vários virus, a gripe H1N1 é causada penas pelo vírus Influenza. Esta infeção apresenta diferenças sutis em relação à gripe comum, são elas:

A temperatura da febre, que na gripe comum não ultrapassa, geralmente, os 39°C e diminui com os antitérmicos. Já na H1N1 esta temperatura ultrapassa os 39°C é persistente e inicia de forma súbita;

Na gripe comum há a presença de secreção nasal, diferente da gripe H1N1, que apresenta tosse seca e contínua e que não cessa com o uso de xaropes;

A pessoa infectada pelo vírus Influenza apresenta também prostração extrema, calafrios frequentes, dores de cabeça, musculares e ardência nos olhos intensa enquanto na gripe comum estes sintomas são mais brandos.

Vacinação

A vacinação contra o vírus Influenza já está disponível na rede particular para todos os interessados e estará disponível para o grupo de risco na rede pública a partir do dia 16 de abril, segundo o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação é a forma de proteção mais eficiente e é realizada anualmente, já que o vírus sofre mutações. Contudo, há algumas medidas que devemos adotar para evitar o contágio, como lavar sempre as mãos e usar álcool gel, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, evitar contato direto com pessoas doentes e evitar aglomerações nesta época de epidemia.