Chocolate realmete causa acne?

Modificado pela última vez em 4 de abril de 2018

O chocolate é considerado por muitos o culpado pelo surgimento daquelas espinhas indesejadas. No entanto, a única ligação entre a produção exagerada de sebo e o alimento é a ingestão em excesso de suas variações mais gordurosas. Apesar dos ovos de páscoa, das barras, caixas de bombom e trufas parecerem irresistíveis, é possível comer o doce sem sofrer com a oleosidade excessiva da pele e ainda promover benefícios para o organismo.

Entenda por que o chocolate estimula o surgimento de espinhas

O chocolate possui alto índice glicêmico e o resultado disso é que a glicose chega no sangue rapidamente e estimula um pico de insulina, responsável por levar o açúcar para dentro da célula. É esse pico que pode agravar a acne nos paciente com predisposição para o quadro. Este quadro pode acontecer com qualquer alimento que possua índices glicêmicos elevados, como o leite.Como deve ser o tratamento para a acneA doença pode se agravar em diferentes graus e é preciso estudar caso a caso antes de iniciar um tratamento. As opções vão desde o tratamento tópico, apenas com produtos, até os recursos sistêmicos, com antibióticos, anticoncepcionais ou outros medicamentos antiandrógenas.

Os benefícios do chocolate

Os riscos para a saúde, tanto para a pele quanto para o organismo, aparecem quando há excesso no consumo do doce queridinho entre muitos. Porém, pequenas doses de chocolate meio amargo ou amargo, mais ricos em cacau, podem trazer benefícios! Além da energia que proporciona, o alimento melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central, possui antioxidantes e ainda promove a sensação de bem-estar, pois libera um hormônio chamado serotonina.