Alimentos processados fazem mal à saúde?

Modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2018

Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, mas essa árdua jornada apresenta inúmeros benefícios para a saúde do organismo, pele e qualidade de vida. Manter uma alimentação mais natural e livre de alimentos processados, excessos de sódio e gorduras saturadas ajuda a limpar o organismo das toxinas, restabelecendo seu equilíbrio natural.

O que são alimentos processados?

Os alimentos processados são alimentos modificados do seu estado original por meio de uma grande variedade de tipos de processamento, com diversas finalidades. Estes alimentos têm a vantagem da economia de tempo, e isto os torna práticos para quem tem um estilo de vida muito ocupado, e para aqueles que não gostam de cozinhar. O preço também costuma ser mais baixo, o que torna o produto um tanto quanto irresistível. No entanto, deve-se observar as desvantagens causadas por estes alimentos à nossa saúde. Para tornar sua durabilidade, o sabor mais atrativo e etc eles recebem conservantes, acidulantes, estabilizantes, aromatizantes e vários outros produtos químicos que, ao longo do tempo prejudicam muito o organismo. Sem falar excesso de Sódio e gorduras saturadas que prejudicam a pressão sanguínea e elevam o colesterol ruim.

Descubra os benefícios que uma alimentação saudável oferece para o corpo

Fim das dores de cabeça, sensação de saciedade, alta na imunidade, equilíbrio hormonal, melhora na digestão e no sono: essas são apenas algumas das vantagens da adoção de uma dieta mais natural. Como a alimentação interfere diretamente na saúde corporal e mental, deixar de lado alimentos processados é também uma forma de desintoxicar o corpo de substâncias prejudiciais ao seu funcionamento, como sódio, açúcares, gorduras e aditivos químicos. Assim, ao seguir um menu balanceado, o corpo recebe todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Os alimentos certos deixam a sua pele mais bonita, hidratada e naturalmente luminosa

O consumo de comidas e bebidas ricas em açúcares, sódio e gorduras desencadeia processos inflamatórios no organismo, deixando a pele mais propensa a apresentar problemas como cravos e espinhas. Esses mesmos alimentos também favorecem o processo de oxidação das células, conferindo sinais de envelhecimento precoce, como rugas, manchas e flacidez. Já com uma dieta nutricionalmente balanceada, focada em alimentos fontes de antioxidantes e gorduras boas, a pele responde com uma aparência mais iluminada e hidratada.

Dieta balanceada melhora o humor e mantém a energia em alta

Uma dieta livre de toxinas ajuda, inclusive, no seu bem-estar. Comer os alimentos que atendem às necessidades do seu corpo auxilia no equilíbrio da produção hormonal, melhorando, assim, a forma como você se sente. Com isso, o organismo reage com mais disposição, vitalidade, concentração e ainda melhora a qualidade do sono.