A importância do Teste de Aptidão Física

Modificado pela última vez em 25 de outubro de 2017

Antes de se dar início a qualquer atividade física, tanto os indivíduos considerados sedentários, ou seja, aqueles que não praticam nenhuma atividade, quanto indivíduos ativos devem realizar uma avaliação médica com a finalidade de se avaliar o seu quadro de saúde, quais tipos de exercícios e em qual intensidade estes podem ser realizados, se há alguma contra-indicação na prática da atividade e como está sendo o desempenho do individuo (em casos de pessoas que já praticam atividade e em atletas). Essa avaliação deve ser realizada para se evitar e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, além de ser realizada antes do início da prática esportiva, a avaliação médica deve ser também feita periodicamente, isto é, de tempos em tempos e de acordo com a orientação médica inicial.

A avaliação médica consiste na entrevista do paciente, onde são obtidas informações sobre doenças pré-existentes, histórico familiar e se há alguma queixa por parte do paciente. Dentro dessa avaliação também é realizada uma avaliação cardiológica.

Na avaliação cardiológica devem ser obtidas informações como histórico de doenças cardiovasculares no indivíduo, casos de morte súbita e cardiopatias congênitas na família e se houve algum evento cardiovascular relacionado à pratica esportiva ou esforço como tontura, desmaios, dores no peito, falta de ar e palpitação no coração. Esses sintomas podem estar relacionados a uma doença denominada arritmia cardíaca.

A arritmia cardíaca é caracterizada por alterações elétricas que levam a uma mudança no ritmo dos batimentos cardíacos. O indivíduo pode apresentar um batimento acelerado do coração mesmo em repouso (taquicardia), um batimento devagar (lento- bradicardia) e ainda pode apresentar um descompasso, onde o batimento é irregular. Como conseqüência mais grave o indivíduo pode sofrer um ataque cardíaco, que pode levar a uma morte súbita. As arritmias podem se originar na parte superior (átrios) ou na parte inferior (ventrículos) do coração e decorre por varias causas como:

• Cardiomiopatias, como a doença hereditária cardiomiopatia hipertrófica
  • Doença das válvulas cardíacas
  • Anemias
  • Disfunções da tireóide
  • Uso de medicamentos
  • Em decorrência de infarto, insuficiência cardíaca e doença de Chagas.

Dentre os vários tipos de arritmias, algumas podem ser consideradas benignas e algumas são consideradas como de alto risco. Uma das maneiras de se prevenir o surgimento da arritmia – além de auxiliar no tratamento – é a prática de atividade física. Esta deve ser realizada somente sob orientação do médico cardiologista que deve avaliar qual o tipo de arritmia e se há riscos ou não para o indivíduo. Para isso, além da entrevista com o paciente o médico deve realizar o exame físico, que consiste na ausculta cardíaca e verificação da pressão arterial. O médico também pode solicitar exames complementares para uma melhor avaliação do indivíduo, tais como:

• Eletrocardiograma – avalia o ritmo cardíaco e batimentos por minuto
  • teste ergométrico ou teste de esforço – realizado em esteira, tem como finalidade avaliar a atividade elétrica do coração além da frequência cardíaca e pressão arterial
  • ecocardiograma – exame de ultrassonografia que avalia as funções do coração
  • Holter 24h – exame onde o paciente é monitorado por um período de 24 horas para avaliação de ritmo e frequência cardíaca durante suas atividades cotidianas.

Nos casos de pacientes que apresentam arritmias cardíacas o médico deve ter um cuidado redobrado na avaliação dos mesmos, orientando qual o melhor exercício a ser realizado e em qual intensidade, a fim de evitar uma piora no quadro da doença o que pode levar à morte súbita do paciente.

Portanto, é de extrema importância que todos que desejam iniciar a prática de alguma atividade física sejam orientados pelo médico e realizem a avaliação médica e cardiológica para que possam exercer suas atividades de maneira mais saudável e segura.