Alimentação e humor

Modificado pela última vez em 24 de julho de 2017

Alimentação e bem-estar estão totalmente entrelaçados, e, por isso, não é de se espantar que o que você come tem influência direta em como você se sente. Comidas ricas em açúcar causam picos de insulina no sangue, estimulando a hiperatividade, irritação e posterior desgaste, por exemplo. Por isso, listamos 4 alimentos que ajudam a melhorar o humor, deixando o seu dia muito mais prazeroso:

1) Carboidratos complexos

Quando você está em situações de muito estresse, ingerir carboidratos é uma forma de obter rapidamente energia, uma vez que eles causam o aumento nos níveis de insulina do sangue. Contudo, ao invés de preferir carboidratos ricos em açúcar, aposte nos complexos, que são digeridos de forma mais lenta e dão sensação de saciedade por mais tempo, como cereais integrais e batata-doce.

2) Oleaginosas

Fontes riquíssimas em gorduras boas, vitamina E e sais minerais, as oleaginosas são opções certeiras para um lanche saudável. Outro benefício do seu consumo é o aumento da quantidade de selênio do organismo, e sabe-se que a deficiência desse mineral está associado a pessoas mais irritadas, ansiosas e depressivas. Com muitas opções disponíveis – castanhas, nozes e amêndoas -, dê preferência pelas versões in natura devido ao baixo teor de sódio.

3) Banana

Grande fonte de serotonina – substância natural que auxilia no bom humor -, potássio, vitaminas do complexo B e magnésio, a banana é uma excelente escolha para comer entre refeições. Além de reduzir a sensação de fome e promover a saciedade por mais tempo, a fruta ainda amplia o bem-estar.

4) Chocolate amargo

Considerado, praticamente, um relaxante natural, quando sentir muita necessidade de comer algum doce, a opção mais saudável é sempre o chocolate amargo, uma vez que oferece os benefícios do cacau e controla a ingestão de açúcar. Rico em substâncias estimulantes, que bloqueiam temporariamente as sensações de dor e depressão no cérebro, o chocolate tem efeito semelhante ao do café.

Com essas opções no cardápio, os seus dias vão ficar muito mais prazerosos.

Fonte: (Dermaclub)