Como cuidar da pele durante o inverno

Modificado pela última vez em 19 de julho de 2017

Durante o outono e o inverno, é comum observar mudança na qualidade da pele: enquanto algumas tendem ao ressecamento, outras apresentam mais oleosidade. No entanto, ambas podem vir acompanhadas de características similares, como vermelhidão e descamação. Por isso, nas temporadas mais frias do ano é essencial o cuidado adequado com a pele.

Entenda como o inverno e o outono afetam a pele e quais são os principais efeitos

Durante as estações frias há uma diminuição na umidade do ar, com isso, a pele tende a perder hidratação, favorecendo ressecamento, coceira, descamação e vermelhidão. O aumento da frequência de banhos mais quentes e demorados é um dos fatores que cooperam para a pele seca. Enquanto nas regiões do rosto e couro cabeludo, ocorre o aumento da oleosidade, podendo levar à dermatite seborreica.

Descubra quais são os cuidados necessários para proteger a pele nas estações mais frias

É importante saber que vermelhidão, coceira e descamação também são sinais da pele oleosa, não apenas da pele seca, principalmente durante estações mais frias. Por isso, é necessário seguir algumas dicas importantes:

  • Para evitar o ressecamento corporal, é indicado o uso de hidratantes específicos para cada tipo de pele. O melhor horário para passar o produto é após o banho, pois, a pele está mais suscetível à absorção;
  • Evite banhos quentes e demorados, não use buchas para esfregar o corpo e nem sabonetes que ressecam a pele;
  • Para quadros de dermatite seborreica existem sabonetes e shampoos específicos para controle da oleosidade;
  • Peles oleosas também precisam de hidratação com produtos especiais, além de filtros solares de toque seco;
  • Dê preferencia à maquiagens cremosas e líquidas, pois devido ao tempo seco e à necessidade maior de hidratação, o ideal é evitar os produtos em pó, já que eles podem deixar o rosto com aspecto ressecado.

É importante ressaltar que, como o outono e o inverno são estações de menor exposição solar, acabam sendo a época ideal para a realização de procedimentos clínicos como peelings, preenchimento, toxina botulínica e lasers. Também é recomendado o tratamento com ácidos fortes durante esses meses.

Fonte: (Dermaclub)

TAGS: