Os milagres do Chá

Modificado pela última vez em 13 de abril de 2017

Você sabia que beber chá pode fazer você perder aqueles quilinhos extras indesejáveis? Isto porque tomar chá verde diariamente acelera o metabolismo, por exemplo. No entanto, para que o resultado seja positivo é preciso saber misturar as ervas. Ou seja, o chá ideal é o que contém ervas diuréticas (evitam a retenção de líquido), termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas). Isso significa que o chá deve conter somente uma erva correspondente a cada benefício (diurético, termogênico e desintoxicante) porque se forem misturadas mais ervas elas irão competir entre si, e uma acabará cortando o efeito da outra.

As ervas diuréticas (quebra-pedra, cavalinha, alfafa, sete sangrias, entre outras) favorecem o trabalho dos rins, eliminando as impurezas do organismo. Também combatem o inchaço. As termogênicas (boldo, chá verde, branco e vermelho, carqueja e hibisco, entre outras) fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, é claro, de gorduras. Já as ervas desintoxicantes (dente-de-leão, erva-doce, capim-cidreira, camomila, alecrim, entre outras) eliminam a gordura e as toxinas pela urina, além de reduzir a formação de gases.

O chá com o mesmo mix de ervas deve ser tomado por três dias, para que o efeito seja potencializado. Depois, a dica é mudar a combinação das ervas e fazer um novo chá. A troca evita inclusive risco de toxicidade. Vale lembrar que é importante comprar as ervas em lojas especializadas.

Confira algumas combinações de ervas:

  • Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura e auxilia na limpeza das toxinas.
  • Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino.
  • Dente-de-leão + centelha + alfafa: efeito diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a eliminar as toxinas.
  • Carqueja + centelha + cavalinha: efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente.
  • Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura.

Uma dica no caso de você não ter gostado do sabor do chá: acrescente um pouco de limão, lima, um raminho de hortelã ou um pouco de mel. Lembre-se ainda que você deve fazer a quantidade de chá que irá consumir no dia. Isto porque de um dia para o outro, o chá perde as suas propriedades.

Vale ressaltar que além do chá, o organismo necessita de outros líquidos, por isso não se deve tomar o chá em substituição a água, suco de fruta ou água de côco, por exemplo. Ou seja, beba chá com moderação e lembre-se que os chás podem ter contraindicações, alguns não podem, por exemplo, serem ingeridos por crianças, gestantes e lactante. Por isso tome cuidado ao ingerir os chás. Se tiver dúvidas, consulte um médico.