Os milagres do Chá
Você sabia que beber chá pode fazer você perder aqueles quilinhos extras indesejáveis? Isto porque tomar chá verde diariamente acelera o metabolismo, por exemplo. No entanto, para que o resultado seja positivo é preciso saber misturar as ervas. Ou seja, o chá ideal é o que contém ervas diuréticas (evitam a retenção de líquido), termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas). Isso significa que o chá deve conter somente uma erva correspondente a cada benefício (diurético, termogênico e desintoxicante) porque se forem misturadas mais ervas elas irão competir entre si, e uma acabará cortando o efeito da outra.
As ervas diuréticas (quebra-pedra, cavalinha, alfafa, sete sangrias, entre outras) favorecem o trabalho dos rins, eliminando as impurezas do organismo. Também combatem o inchaço. As termogênicas (boldo, chá verde, branco e vermelho, carqueja e hibisco, entre outras) fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, é claro, de gorduras. Já as ervas desintoxicantes (dente-d
O chá com o mesmo mix de ervas deve ser tomado por três dias, para que o efeito seja potencializado. Depois, a dica é mudar a combinação das ervas e fazer um novo chá. A troca evita inclusive risco de toxicidade. Vale lembrar que é importante comprar as ervas em lojas especializadas.
Confira algumas combinações de ervas:
- Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura e auxilia na limpeza das toxinas.
- Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino.
- Dente-de-leão + centelha + alfafa: efeito diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a eliminar as toxinas.
- Carqueja + centelha + cavalinha: efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente.
- Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura.
Uma dica no caso de você não ter gostado do sabor do chá: acrescente um pouco de limão, lima, um raminho de hortelã ou um pouco de mel. Lembre-se ainda que você deve fazer a quantidade de chá que irá consumir no dia. Isto porque de um dia para o outro, o chá perde as suas propriedades.
Vale ressaltar que além do chá, o organismo necessita de outros líquidos, por isso não se deve tomar o chá em substituição a água, suco de fruta ou água de côco, por exemplo. Ou seja, beba chá com moderação e lembre-se que os chás podem ter contraindicações, alguns não podem, por exemplo, serem ingeridos por crianças, gestantes e lactante. Por isso tome cuidado ao ingerir os chás. Se tiver dúvidas, consulte um médico.